SPC - Serviço de proteção ao Crédito

Saiba mais sobre o SPC, informe-se e saiba como utilizar este serviço a seu favor

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) é a mais precisa ferramenta do mercado de consumo. Com esta fonte de informação o lojista tem subsídios para operações simples, como consultas de cheques, até informações complexas de pessoas jurídicas. Para isso, ele conta com o maior banco de dados comerciais da América Latina.

O SPC é exclusivo das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL’s). O sistema faz parte de uma cadeia que interliga mais de 2 mil entidades em todo o País.

Para oferecer produtos e soluções que atendam as necessidades do mercado, as CDL’s criaram o SPC Brasil.

O SPC Brasil utiliza tecnologia de última geração para assegurar a estabilidade do seu sistema e da rede de comunicação de dados às empresas associadas. O sistema tem alto desempenho de atendimento às suas funcionalidades, com destaque para 77% das consultas respondidas no tempo médio de até 1 segundo; 18% em até 2 segundos e os 5% restantes em até 3 segundos.

O SPC Brasil possui a melhor e mais abrangente informação de crédito do país, oferecendo a todo o mercado maiores e melhores subsídios para aprovação de crédito. Essa abrangência permite consulta às informações de consumidores em milhares de municípios, instalados nos 27 estados da Federação que integram a rede Renic.

Nossos números são:

  • 130 milhões de cadastros de consumidores;
  • 50 milhões de consultas/mês;
  • 35 milhões (Somente SPC/SCPC);
  • 10,5 milhões de registros/mês: SPC/SCPC;
  • 9,7 milhões de cancelamentos/mês;
  • 128 milhões de registros de inadimplência incluídos.

O sistema permite conexão pelo mais variados meios de acesso e de acordo com a necessidade e perfil de nossos associados, podendo atender demandas específicas.

  • URA Nacional SPC Brasil (necessita ativação)
  • Internet

Como limpar seu nome no SPC

Registro de débito

Vá até a empresa onde você está devendo (empresa credora). Se não tem o endereço, peça às atendentes do SPC.

Pague ou negocie a sua dívida e peça um documento que comprove o acordo realizado. A própria empresa se encarrega de comunicar ao SPC a liquidação do débito. Entretanto, você mesmo poderá apresentar às atendentes do SPC o documento original ou cópia autenticada, e aguardar no mínimo 24 horas para o seu processamento.

Título protestado em cartório

Vá até o cartório de protestos da sua região. Verifique para qual empresa você está devendo. Pague ou negocie a sua dívida e peça uma certidão que comprove o acordo realizado. O próprio cartório se encarrega de comunicar ao SPC o cancelamento do protesto. Entretanto, você mesmo poderá apresentar às atendentes do SPC o documento original ou cópia autenticada e aguardar no mínimo 24 horas para o seu processamento.

Cheque devolvido – Banco Central

Dirija-se à agência bancária em que você tem conta. Solicite que retirem seu nome do cadastro de emitentes de cheques sem fundo. Eles lhe informarão os procedimentos.

Cheque Devolvido comunicado pelas empresas associadas à CDL

Vá até a empresa onde você está devendo. Se você não tem o endereço, peça às atendentes do SPC. Pague ou negocie a sua dívida e peça um documento que comprove o acordo realizado. A própria empresa se encarrega de comunicar ao SPC a liquidação do débito. Entretanto, você mesmo poderá apresentar às atendentes do SPC, o documento original ou cópia autenticada.

Ações Cíveis

Apresente às atendentes do SPC cópia autenticada do documento que comprove o término do processo ou uma sentença favorável de um juiz. Ou apresente cópia simples mostrando o documento original.

Alteração de dados cadastrais, inscrição ou 2ª via do CPF

Para mudar o Cadastro de Pessoa Física, o consumidor deve:

Dirigir-se a uma agência da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil com os seguintes documentos:

  1. Original do documento de identificação (com filiação)
  2. Original do Título de Eleitor, ou protocolo de inscrição ou qualquer documento que comprove o alistamento.

Lá o consumidor recebe as instruções de como proceder.

Serviços SPC

CONFIRME – Pessoa Física

Informação nacional dos dados pessoais, documentos como CPF, endereço, telefone convencional; Alerta de Documentos.

CONFIRME - Pessoa Jurídica

Informação nacional do CNPJ, razão social, nome fantasia, data de fundação, endereço, telefone convencional, Alerta de Documentos

SPC BUSCA

Identificação rápida do CPF do cliente a partir da digitação do nome completo ou partes dele.

SPC – PF/PJ

Informação nacional referente a contratos, carnês, duplicatas, cartões de crédito, mensalidades, anuidades, aluguéis, condomínios, bancos, financeiras, cheque lojista, Alerta de Documentos e CONFIRME.

SPC TOP FÍSICA

Informação nacional de pessoa física referente a protestos, concordatas, falências, ações de execução, participação em empresas falidas, grafias.

SPCHEQUE ANALÍTICA PF/PJ

Informação nacional de cheque sem fundo, roubado, sustado, extraviado, Alerta de Documentos; Cheque Lojista; CONFIRME e consultas realizadas.

SPCHEQUE SINTÉTICA

Versão sintética do SPCHEQUE ANALÍTICA com ocorrências de cheques devolvidos, contra-ordem e cheques sustados no momento da consulta.

SPC MIX

SPCHEQUE ANALÍTICA; SPC; CONFIRME SPC MIX + SPCHEQUE ANALÍTICA; SPC; CONFIRME e informação nacional de Protesto. Oferece também opção para cheques pré-datados. SPC JURÍDICO CONFIRME PJ + SPC, participação societária, protestos, consultas realizadas

SPC MASTER JURÍDICO

Informação nacional de SPC JURÍDICO; JUNTA COMERCIAL; AÇÕES; SPCHEQUE ANALÍTICO; CONFIRME

SPC TOP JURÍDICO

Informação nacional de SPC MASTER JURÍDICO; Informação dos sócios equivalente ao SPC TOP FÍSICA.

SPC AUTO

Informações sobre veículos automotores a partir de dados do Denatran e Detrans.

SPC PLUS

Além de registros de inadimplência de Crediário, Cheque Lojista, Consultas Realizadas, Confirme e Alerta, esta opção de consulta informa também pendências financeiras. Previne a inadimplência na concessão de crédito.

SPC MIX PLUS

Esta opção é composta pelo SPC Mix tradicional acrescido das Pendências Financeiras. Opção abrangente e segura quando se tratar de alto risco na venda ou na concessão de crédito.

SPC RELATÓRIO

Opção mais completa sobre Pessoa Jurídica que abrange os dados da empresas e permite consultar os sócios sem custo adicional para documento CPF (SPC TOP FÍSICA), ou CNPJ (SPC MASTER JURÍDICO). Esta opção é composta pelo TOP JURÍDICA tradicional acrescida do controle societário, quadro administrativo, consulta automática adicional aos sócios/administradores, histórico de pagamentos, relacionamento com fornecedor mais antigo, referenciais de negócios, pendências e restrições financeiras, falência, ações, protesto, informações de cheques sustados/extraviados, Receita Federal On line.

SPC Dados

Grupo de produtos de Database Marketing de alta tecnologia, indispensável para as ações de marketing e comunicação das empresas com seu mercado. É uma importante ferramenta que apóia as tomadas de decisões e que possibilita através da flexibilidade e do cruzamento de informações atingir com maior precisão seu público-alvo.

Os produtos SPC Dados além de oferecer soluções para melhorar as relações comerciais, possibilitam às empresas:

  • Padronizar e enriquecer as informações cadastrais existentes na base de dados;
  • Validar as informações junto ao cadastro oficial;
  • Agregar informações ao cadastro;
  • Possibilitar a prospecção e segmentação de novos mercados de atuação;
  • Otimizar as ações de vendas e cobrança.

Produtos SPC Dados

SPC Padroniza

Processo que possibilita a padronização das informações constantes no cadastro do cliente, tornando-as uma fonte de informações confiáveis. Consiste na execução de uma série de rotinas e procedimentos de higienização do cadastro atual, com o objetivo de identificar e corrigir inconsistências de grafia, digitação e preenchimento de campos, conforme atributos previamente definidos entre o Cliente e o SPC Brasil.

Como utilizar:

Envio de arquivo no layout informado pelo SPC Brasil com os dados do cadastro do cliente a serem padronizados e ou corrigidos. Após o processamento o arquivo é retornado com a devida atualização por meio de processamento em batch (arquivo de computador utilizado para automatizar tarefas).

Quando utilizar:

Quando for importante a correta comunicação com as pessoas ou empresas constantes no cadastro do cliente. Este produto auxilia na melhoria da relação comercial das empresas com seus clientes, como por exemplo, em ações de envio de mala direta ou de cobrança.

A quem se destina:

Empresas varejistas, comércio e de serviços em geral, Telemarketing, Cobrança, Factorings, Bancos, Sociedade de Crédito, Companhias Elétricas, Companhias de Saneamento, Companhias Telefônicas, Indústrias.

Ações propostas:

  • Padronização, Correção e Separação de Nome, Endereço e CEP.
  • Padronização de Cidades e Estados.
  • Recuperação de CEP.
  • Padronização de DDD e Mudanças de Prefixo Telefônico.
  • Determinação de sexo para Personalização.
  • Inclusão e exclusão de acentos, letras maiúsculas e minúsculas.
  • Identificação de Tipos de Pessoa Física e Jurídica.
  • Consistência de CNPJ.
  • Padronização de nome PJ.
  • Consistência de CPF.
  • Padronização de nome PF.
  • Geração de amostras para cada situação.
  • Relatórios Sumarizados e Detalhado

SPC Valida

Informação sobre a situação do CPF ou CNPJ junto ao Cadastro Oficial (documento válido/inválido, ativo, inativo ou pendente).

SPC Enriquece

Enriquecimento dos dados cadastrais, resgatando informações inexistentes no cadastro do cliente, com base em informações básicas como nome/razão social, endereço e/ou telefone.